quinta-feira, 17 de maio de 2012

Assunto do Dia: Acne e Espinhas

Bom, vamos falar de um assunto complicado: Adolescência. e Acne.


Acne - ou Espinhas para as meninas - são pequenas bolinhas inflamadas que podem acometer qualquer parte do corpo, mas aparecem frequentemente no rosto. Em alguns casos, elas podem ser tão terríveis que podem causar machucados e até cicatrizes - se estourarem-nas!!

Como consequência, podem ficar cheias de pus, entupindo os poros já afetados. As manifestações da acne são variadas de acordo como grau das lesões. Podem se apresentar como comedões (cravos), pápulas (lesões avermelhadas, eritematosas e altas), pústulas (com presença de pus), nódulos e abcessos (lesões profundas e endurecidas). As regiões de maior ocorrência da acne são aquelas de maior oleosidade.

Acalmem-se! Existe tratamentos! Mas para cada tipo de espinha, um tratamento específico, ou seja, você deve marcar consulta com um dermatologista de confiança para ele examinar os tipos de espinhas que você tem. Embora as acnes não sejam graves, causas conseqüências psicológicas para os seus portadores, que se sentem menos aceitos na sociedade e com baixa auto-estima.

Sabia que a acne é causada por uma bactéria? A Propionibacterium acnes gosta de lugares com excesso de oleosidade, e ela se aloja justamente nos poros obstruídos pelo sebo e células mortas - ela se alimenta da oleosidade em excesso e se multiplica. E essa bactéria está presente na pele dos seres humanos, nos ácidos graxos, trato gastrointestinal (esôfago, estômago, etc.), alimentando-se de gordura. 


Propionibacterium acnes (Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Propionibacterium_acnes)

Alguns cuidados que ajudam a prevenir a acne são: cuidados diários com a pele, evitar exposições prolongadas ao sol, evitar o estresse, higiene constante, dentre outros. O próximo assunto do dia vão ser os tratamentos para cada tipo de Acne e quais são os tipos populares, comuns e recomendados!

Beijos mil e muito charme pra vocês! ♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário