quarta-feira, 27 de junho de 2012

Assunto do Dia: Maquiagem

Olá de volta minhas charmosas!


É, demorei, mas cheguei: dessa vez vamos falar de um assunto bastante requisitado no mundo feminino: Maquiagem. ;)


Make natural: linda, leve e transparente.

Vamos fazer um breve histórico da queridinha das mulheres?

Egípcios: pioneiros na arte de se pintar.

Os egípcios foram os pioneiros em usar a maquiagem como forma de respeito e soberania: Cleópatra, a Rainha do Egito, já usava pó e tomava banhos de leite, além de usar argila no rosto. Os súditos evitavam olhar diretamente para ela como forma de respeito político. Desde então, a obsessão para se ter uma pele alvíssima e com veias por aparecer sutilmente na pele perdurou: há relatos de que mulheres usavam alvaiade - um pigmento divino usado pela deusa Vênus, em Roma, para tornar a pele branquíssima. As romanas usavam também usavam a farinha de favas misturadas à pão e leite de jumenta para esbranquiçar mais a pele, até pintando pequenos sulcos na testa e seios, para expor as "veias". O "kohl" foi o primeiro material usado na maquiagem, e até hoje é usado: um pigmento preto para contornar olhos e cílios.

A sombra era feita de malaquita, cinzas e carvão. O rouge - nome antigo para o blush - era feito com gordura e tinta vermelha extraída de raízes. O batom era, na verdade, uma pasta de gordura composta por vários ingredientes, desde papa de cevada até mel, e servia para proteger os lábios da secura do deserto. Já muuito tempo depois - mais ou menos, no século IX depois de Cristo - no Japão, eles valorizavam bastante a alvura da pele, então as moças passavam no rosto uma pasta branca feita de farinha de arroz (chamado oshiroi) e uma pasta de extrato de açafrão chamado beni - o nosso blush atual - para colorir as maçãs do rosto. As gueixas utilizavam a maquiagem para valorizar os seus atributos - pele branca e boca e olhos coloridos.


Um vídeo de make das gueixas - um exemplo de maquiagem.

Já no século XVIII, na Inglaterra foi proibido às mulheres de usar de artifícios, maquiagens e espartilhos, senão seriam condenadas à Fogueira, o mesmo das bruxas, seriam condenadas!!! Inacreditável né.
Sorte que, atualmente, nós podemos usar pós, bases, sombras, lápis.


Então, gostou? Comente aqui em baixo! Beijos mil e muito charme pra vocês! ♥





Nenhum comentário:

Postar um comentário